
O QVT é o índice de satisfação do colaborador no trabalho, medido a partir dos níveis de saúde e bem-estar, ambiente físico, interação social, crescimento pessoal entre outros. Ele é fundamental para desenvolvimento e retenção de talentos, diminuição do turnover e sustentabilidade dos negócios.
● Segundo o QVT, apenas 54% dos brasileiros estão satisfeitos com seus trabalhos, segundo pesquisa índice de qualidade de vida no trabalho da Sodexo.
● Esses índices são mais preocupantes no segmento : COMÉRCIO, pois ainda é baixo o investimento em políticas e programas internos de desenvolvimento de pessoas, saúde e segurança no trabalho.
● Quando vamos para as áreas de SERVIÇO e INDÚSTRIA as diferenças são grandes entre empresas de mesmo nicho de mercado. Há empresas que se tornaram a ambição de consumo de seus clientes e funcionários e há outras que somente a boa marca e logo tem as sustentado, mas internamente a cultura é o clima organizacional precisa de ajuda.
Seja qual for, o meio pelo qual servimos as pessoas e a nossa geração, tudo o que fazemos deve ter o propósito de aumentar a qualidade de vida e desenvolvimento das pessoas.
Lembrando que nós profissionais, antes de tudo, somos pessoas, e sempre estamos dos dois lados, ora como clientes, ora como trabalhadores. Em alguns momentos sendo servidos e em outros momentos servindo a alguém.
Nesse sentido, eu te faço outra pergunta. Como os negócios da empresa que você trabalha e o modelo de gestão, estão estruturados para garantir qualidade de vida profissional para você líder e para os colaboradores internos?
A grande máxima da qualidade de vida no trabalho é entender que mesmo no momento em que estou sendo servida, eu também posso servir a quem me serve.
Vou te ajudar a responder a essa pergunta, relembrando que QUALIDADE DE VIDA PROFISSIONAL envolve basicamente SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO.
TUDO NA VIDA É EQUILÍBRIO EQUIDADE!
Entenda que a SAÚDE envolve aspectos: FÍSICO E EMOCIONAL e a SEGURANÇA envolve aspectos FÍSICO E PSICOLÓGICO.
Por isso, não se pode separar a mente humana (no que tange emoções, expectativas e sentimentos ) do seu físico (o corpo).
Isso explica porque a SAÚDE É UM PRODUTO DA SEGURANÇA.
Empresas que possuem uma cultura organizacional sustentável, tem como valores a qualidade profissional de seus colaboradores, expressa na:
✅ qualidade de seus relacionamentos organizacionais. Clima organizacional feliz onde as pessoa são respeitadas e os riscos psicossociais são inaceitáveis.
✅ processos produtivos e administrativos em constante melhoria contínua para as pessoas que a executam.
✅ segurança de máquinas, equipamentos e qualidade de infraestrutura de trabalho.
✅ acesso as pessoas em todos os níveis hierárquicos e liberdade de expor visões, ideias, sugestões e oportunidades de melhoria.
✅ oportunidade de desenvolvimento intelectual e social através da sua atividade profissional.
🥇DICA:
1️⃣ Comece a introduzir temas como este post, nas pautas de reuniões gerenciais, diálogo de segurança e campanhas internas. A maturidade do time só vai se desenvolver se abrirmos espaço para as discussões.
2️⃣ Envolva as pessoas da
Empresa, peça ajuda.
3️⃣ Criem em conjunto, um plano flexível e multidisciplinar. Ahh e uma dica, antes de fazer seu plano, elabore uma análise SWOT.
4️⃣ E depois que você começar: NÃO PARE. Seja CONSTANTE !🚀 As gerações atuais e futuras agradecem!
Se precisar de ajuda em algumas dessas etapas, nós da
@metanoiacoletiva_ podemos ajudá-lo!
Forte e longo abraço metanóico 😉
#segurancapsicologica #segurancanotrabalho #culturaorganizacional #climaorganizacional #lideranca #gestaodepessoas #rh #cipa #assedio #sesmt #ehs #riscospsicossociais #metanoia
Maria Jefres
(92) 99138-5770
Engenheira, Coach Comportamental , Esp. Psicologia Organizacional e do Trabalho, coautora do livro: Quando as relações de trabalho adoecem a mente Editora Nelpa. 2020, SP.
@metanoiacoletiva_
www.metanoiacoletiva.com.br
0 comentários